sexta-feira, 2 de março de 2007

Marcha das Mulheres dia 8 de março. Participe !


A SOF é uma ONGs que participa da coordenação internacional e nacional da Marcha das Mulheres.
Maria Fernanda da SOF contou que durante todo ano as mulhers se reunem e debatem temas ligados as realidades das mulheres, "no mês de março a gente redobra os esforços em função da comemoração no dia 8 para que haja um ato bem forte que unifique todo o estado na bandeira feminista".
Devem e podem participar todas que estão em movimentos de mulheres e mistos também, movimentos dos trabalhadores sem terra, sindicatos, enfim todas a mulheres que querem construir um 8 de março, os partidos políticos deverão também estar unidos a esta Marcha.
Este ano a Marcha Mundial de Mulheres vai trabalhar com 4 pontos principais:
1 - Direito ao trabalho e denúncia da divisão sexual do trabalho. As mulheres sofrem ou com desemprego ou com trabalho sem regulamentação;
2 - Soberania alimentar a discussão contra o agro negócio, do latifúndio, que faz esta inversão do urbano com o rural.
3 - Não a violência sexista: lei Maria da Penha. Não se quer construir cadeias para que os homens lá seja colocados mas sim mudar o comportamento de agressão deles.
4 - Legalização do aborto. Se o estado laico, as orientação religiosas não devem orientar a sociedade. As mulheres ricas continuam fazendo o aborto e as pobres também mas seus métodos tem levado muitas a morte.
Muitas conquistas aconteceram durante este tipo de luta, as mulheres a anos atrás não podia votar, hoje isso parece banal, mas foi um avanço importante, porque a mulher é capaz de pensar e de escolher, além é claro de conquistas pontuais, quando a Lei Maria da Penha é aprovada mostra que o problema da violência doméstica existe e começa a ser tratada pela lei de maneira eficaz.
O padrão que oprime as mulheres e denunciado pela Marcha. Como e porque a mídia, as revistas "coisificam" as mulheres, fizemos muitas músicas como por exemplo: Somos mulheres e não mercadoria ou Mulher não é só bunda e peito. É combate a imposição de padrão de beleza que não respeita o biotipo da mulher brasileira e o padrão não existe. E aí vc entende o porque da fabricação deste padrão de beleza, é silicone para tudo, o Brasil é o segundo país em cirurgia plástica. Isso coloca na vida das mulheres uma depressão, um sentimento de inferioridade e como fica a estima de uma mulher pobre que não pode fazer a operação ou então elas se endividam e não conseguem pagar.
Outro tema discutido é a divisão do trabalho, o doméstico é destinado para mulheres e o da produção é dos homens. O da reprodução e cuidado com crianças, os cuidados e sempre o das mulheres. Quando a mulher vai para o trabalho é colocada em uma posição de muito mais insegurança, quem se preocupa com isso são as mulheres que são sobrecarregadas e com salário inferior e nem consegue ser registrada, além do assédio moral e sexual que é o cotidiano, uma situação de insegurança.É uma sociedade que determina um papel para mulheres que a Marcha pelas mulheres renegam e repudiam.
No dia 8 de março a grande manifestação na Avenida Paulista denunciar estas realidades e dizer: FORA BUSH que estará visitando São Paulo e que o símbolo do sistema patriarcal e capitalista que a gente condena e que fora do Brasil e da América Latina. Um dia de luta e demonstração de força: as mulheres sempre estão na vanguarda das lutas, seja por terra, seja por casa, por saúde, por educação.
Só muda se você sair de casa e for para a rua. Dia 8 as mulheres esperam você.
www.sof.org.br

Nenhum comentário: