sexta-feira, 23 de março de 2007

Cristina Carvalho Pinto e o mercado ético.


Cristina presidente da Full Jazz em entrevista para o Observatório das ONGs conta como é a nova atividade que participa: Mercado Ético. É original e surpreendente esta iniciativa no mercado de agências de propaganda, um setor tradicionalmente afeito as práticas éticas do capitalismo. Isso mostra que o terceiro setor está se profissionalizando e influindo nas mudanças de mentalidade dos empresários.

O Mercado Ético é uma plataforma multimídia que nasceu do coração e da mente de uma mulher que eu considero o maior gênio feminino da humanidade e com certeza um dos três maiores entre masculinos e femininos da nossa era. E a Hazel Henderson, se a sua curiosidade for grande acesse http://www.hazelhenderson.com/. Essa mulher, só para você ter uma idéia da genialidade dela ela nunca se sentou num banco de universidade, no entanto, ela é inglesa, na época do pós guerra a Europa muito deprimida, ela foi morar no EUA, se casou e teve uma filha. A menina voltava todo dia no final da tarde, brincava ia para a escola e voltava com o corpo todo sujo de fuligem e ela começou a falar: Nossa ! Isso que eu estou falando é na década de 50, a Hazel hoje é uma mulher de, imagino eu, 75 anos, e que dá um banho em todos nós. Ela falava: Meu Deus como é que pode, minha filhinha. E começou a falar com outras mães e descobriu que todas elas, realmente estavam impressionadas, porque a criança brincava um pouquinho e já subia, assim, parecia uma camada de alguma coisa forte sobre a pele. Então ela fez, na verdade, um grande movimento de mães em Nova Iorque, ela escreveu para o prefeito, ela fez passeata, foram as ruas, acho que foi talvez o primeiro grande movimento de cidadania destas últimas décadas, de uma dona de casa. E este movimento acabou levando este grupo de donas de casa e mães para o prefeito. O prefeito acabou mexendo com a questão da emissão de poluentes da indústria em Nova Iorque, estou falando de há muitas décadas. E essa mulher começou a perceber que ela tinha uma agudeza de visão para o mundo da macro-economia. Para fazer a história curta, ela começou a se corresponder com os grandes PHDs das grandes universidades do mundo, acabou ganhando o título de honoris causa em economia por todas a grandes universidades que se pode imaginar. Criou um processo de mídia, que aliás ela faz a muito tempo, o mercado ético é um novo produto desse processo, pelo qual, ela vai de forma muito clara, muito simples e muito prática mostrar o que está errado na nossa visão econômica e como é que a gente pode rapidamente implementar sistemas novos sustentáveis que tragam mais harmonia mais equidade, que sejam mais equânimes para o ser humano para as nações, para corporações, mais éticos, mais justos, etc. O mercado ético, no fundo, é isso, uma plataforma multimídia. Nós temos o portal, esse portal tem uma dinâmica incrível, muda todo dia, programas de televisão todo dia, entrevistas incríveis, e nós temos o portal, a televisão e um desdobramento destes produtos voltados a sustentabilidade que é o tema do mercado ético, para dentro de empresas, das universidades. Então a pessoa que está acessando o portal fala: Puxa vida, eu queria contratar um desdobramento dentro da minha empresa, eu estou interessado nestes temas aqui, esse, esse e esse. Ela entra em contato e a gente monta um trabalho a 4 mãos e fica meses trabalhando para que haja uma transformação, inclusive das culturas empresariais.

Se você é movido como nós, no fundo, no fundo, pelo afeto, por tudo, por todos, continua nessa linha porque nós temos um longo caminho aí pela frente. E se quer conhecer mais da gente entre no nosso portal: http://www.mercadoetico.com.br/

Nenhum comentário: