quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Lei Maria da Penha é discutida em Fórum Aberto


Dia 13 de fevereiro foi realizado no centro da cidade de São Paulo no Ministério Público um Fórum sobre a Lei Maria da Penha que determina a criação de mecanismos para punir e coibir a violência doméstica contra a mulher.
A cada 18 segundos uma mulher é agredida no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) que realizou um estudo em 2005 sobre a violência contra a mulher. A pesquisa ouviu 24 mil mulheres em dez países e mostrou que, no Brasil, 29% das paulistanas com parceiros regulares e 37% das pernambucanas da Zona da Mata já sofreram abuso físico ou sexual. Estiveram presentes representantes de ONGs, da promotoria da justiça e da população em geral.
O Observatório das ONGs entrevistou Dr. Viegas, a Dra Vânia Balera e o Dr Luiz Carlos Sirvinskas que falou sobre a importância da lei como fator de inibição para as agressões contra a mulher em ambiente familiar. Entre várias ONGs presentes estava a Rede Mulher representada pela Sra. Maria José (Zéza) Lopes Souza, esta ONG articula diversas outras ONGs e movimentos para formar um protocolo de atendimento às mulheres vitimadas. A Zeza ressaltou a importância da conscientização do poder público, tanto na instância de julgamento quando na fase de atendimento policial, afim de que no momento em que a vítima for atendida primeiro se preste o socorro médico e depois que ela seja encaminhada para o registro e verificação da ocorrência. Há também uma urgente necessidade da formação de infra estrutura como as casas abrigo, local de acolhimento, orientação e proteção da vítima. Por isso a discussão desta lei trará novas esperanças para que sofre esta degradante violência. Maiores informações da Rede Mulher podem ser obtidas pelo telefone: (11) 3873-2803, fax: (11) 3862-7050, e-mail: rdmulher@redemulher.org.br ou no site http://www.redemulher.org.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)