terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

FSM de Nairóbi e seus primeiros números.


Segundo o Comitê Organizador Africano e o Comitê Internacional, chegou a 60 mil o número de pessoas inscritas oficialmente e foram realizadas 1.200 atividades gestionadas. Em termos de distribuição por país, cerca de 80% de participantes foram do Quênia ou de países vizinhos e cerca de 20% de fora do continente.

Um ponto a destacar neste Fórum foi a marcante participação de grupos populares organizados por igrejas.

Em relação à participação estrangeira, foram pelo menos 400 italianos(as), 450 franceses(as), 600 norte-americanos(as) e cerca de 400 brasileiros(as).

Durante o evento, cerca de 300 propostas formuladas por 21 Fóruns de Alternativas, Lutas e Ações foram apresentadas ao público.

Enquanto nos Fóruns anteriores não se balizavam próximas ações baseadas em resultados de consenso obtidos no final dos Fóruns neste sétimo evento as propostas devem servir de base para as Jornadas de Mobilização, que serão realizadas em janeiro de 2008 ao redor do mundo, paralelamente ao Fórum Econômico de Davos. A idéia é que a sociedade civil, mais até do que o próprio Comitê Internacional do FSM, aproprie-se dessas propostas e articule-se para torná-las uma realidade.

Água acessível a todas as pessoas, campanhas em nome da paz, da democracia, pela proibição de despejos e defesa das moradias populares, direitos humanos, direitos das mulheres e respeito à diversidade, direitos das crianças e adolescentes, distribuição de terras, quebra da patente de remédios e saúde acessível para população carente são alguns dos temas tratados no conjunto de propostas que, em breve, estarão disponíveis no site do Fórum Social Mundial e aqui neste blog.

Nenhum comentário: